15/04/2009 - Athenas


Jane(irmãzinha linda!), Santorini e mikonos ficarão para a próxima!
Embarcamos cedo para Atenas. Não tínhamos hotel reservado. Peguei na Internet alguns hotéis perto do metrô e mais ou menos perto das atrações de Atenas. Esta é uma forma interessante de escolhermos um local para ficar numa cidade desconhecida (nem consulta ao Guia Europa ,fizemos. Lembram que foi roubado em Londres?)Olha , desta vez acertamos em cheio. O hotel que priorizamos Neo Olympus é excelente em tudo : preço: 40 euros para 2, fica entre duas estações de metrô, super bem decorado, um banheiro lindo, e olha que é um hostel. Detalhe é que você pode pagar 5 euros por pessoa para ter uma café , guardando as devidas proporções, parecido com o do Brasil (o melhor que tivemos até agora).
Capital da Grécia e poderosa cidade-estado da grécia antiga, foi considerada o berço do pensamento ocidental nos seus anos aureos. Dominada pelo Império Binzantino, Otomano passou por várias fases. O que resta da antiga cidade encontra-se basicamente na Acrópole ( conjunto de monumentos construído no mais alto local da cidade (plano de 150 m) e cercado por muralhas, inicialmente foram construídos para defesa da cidade, ( o de Atenas data 450 a.C) com o tempo passou a ser um centro adminsitrativo e civil e religioso, o de Atenas foi o mais famoso. estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Nike (vitória).
Minhas impressões sobre Atenas não foram as melhores: meio desarrumada, trânsito meio problemático (o sistema de transporte é limitado.O metrô só tem 3 linhas, contras as mais de100 de Paris, p/ex.) O povo diferente, parece que foi utilizada uma fôrma bem diferente (e com certeza, foi rsrsr) Claro que só estou aqui de passagem bem rápida , por sinal, mas é o que estou observando nestes 4 dias de Grécia. Acomodamo-nos e fomos conhecer as atrações que são os sítios arqueológicos da antiga Atenas. Compramos o bilhete: 12 Euros por pessoas e é válido por 4 dias. Você conhece Acrópole - As outras atrações são nas proximidades .
O sentimento que tive foi o que de que já conhecia aqueles monumentos (acho que de tanto ver fotos por ai – desde quando estudamos história geral- mas, realmente os monumentos são grandiosos . É de se admirar o tamanho e a beleza das construções. (lembrei de uma colega lá da Engenharia que veio à Grécia e eu ansiosa perguntando como era, o que ela achou dos sítios arqueológicos ela disse: um monte de velharia sem graça espalhada por todo lado rsrsrs) apesar de não compartilhar essa opinião, realmente já tinha visto Hierápolis, Éfeso e em Atenas fiquei somente com a Acrópole e os arredores, não visitamos outras 2 atrações que restaram nos boletos.
Quando se desce da Acrópole (fica num morro) encontra- outros sítios e logo após um montão de restaurantes com centenas de turistas, gente vendendo bugigangas, artistas tentando obter trocado cantando, recitando ,tocando etc. Sinal vermelho para nós, significa: fujam! E assim fizemos. Fomos procurar algum lugar que não tivesse turistas , ou seja um restaurante onde tivesse pessoas da terra . De repente acabamos voltando para a estação de metrô que chegamos e em frente a ela o restaurante maaaaaaaaaravilhoso e que só tinha gregos. A forma dos gregos comerem parece a dos turcos: sopa ou salada, pão, o principal acompanhado de batatas fritas ou o famoso Kebabi (é o que rola por aqui!). Para fugirmos disto pedimos um dos pratos deles – salada, carneiro ensopado só o carneiro com algumas batatas cozidas e haja caldo gorduroso,- pedimos também um prato de spaguetti, misturamos com o carneiro: um prato novo à lá Ivaneide e Luís. Comemos feito príncipes! Ah sim ! eles tem um prato chamado moussaka, não experimentamos pois o próprio grego do hotel disse que não comêssemos pois eles fazem e deixam por dias.. fiquei com medo. Experimentei um frapé de café (eles tomam isto o dia inteiro): passei mal. Eles disseram que é nescafé(disseram do Brasil), batido com água, colocam gelo e açúcar: um copo enorme daquele negócio gelado., só tinha de bom uma espuminha que fica por cima. Aliás, que tomar um bom café? Toma ai, tá? Fora Paris, até agora não vi nada parecido.
No outro dia fomos visitar os bairros próximos e fomos ao Mercado Municipal: nossa que fartura de peixes e mariscos (coisa que não combina com a quantidade que servem nos restaurantes: uma fatiazinha fina de peixe que não cabe no buraco de um dente!). Mas vi caranguejos gigantes, mariscos de tudo que é jeito, cada lula de mais ou menos meio metro de tamanho, lagosta andando livremente pelos balcões, realmente a Grécia (e Turquia) são ricas em coisas do mar: pudera , 3 mares à disposição.

Comentários